sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

CLUBE DE LEITURA - FEVEREIRO

Ontem, pelas 21h00, decorreu mais uma sessão do Clube de Leitura para a abordagem da obra "Prantos, amores e outros desvarios" de Teolinda Gersão.

Trata-se de um conjunto de 14 extraordinários contos sobre a vida de pessoas comuns, com um grande realismo, uma linguagem limpa, simples, bastante acessível e popular. No entanto, é bem clara alguma complexidade, acutilância e profundidade na sua escrita.

Segundo a crítica de Maria Alzira Seixo, no Jornal das Letras, "O que Teolinda Faz é escrever a vida" e a "vida é um cão raivoso", por isso, são os prantos, amores e desvarios de todas nós, retratando o quotidiano comum. Estão lá as frustrações, a solidão, a velhice, a crueldade das pessoas e do mundo.

O último conto "Alice in Thunderland" é uma nova variação sobre a vida de Alice e de Lewis Carroll (1832-1898) autor da obra "Alice no país das maravilhas".
Viajamos até à época da moral vitoriana, mas deparamo-nos com a excêntrica vida do reverendo anglicano, escritor, romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, matemático, fotógrafo e da sua relação enigmática com meninas menores, entre as quais Alice, que já deu origem a inúmeras teses.

A sessão foi muito agradável, divertida e muito enriquecedora. Foi bom ler Teolinda Gersão, considerada uma das maiores escritoras portuguesas da atualidade, galardoada com os mais prestigiados prémios literários nacionais, escritora-residente na Universidade de Berkeley, com alguns dos seus contos adaptados ao cinema e teatro encenados em Portugal, Alemanha e Roménia.

Como em quase todas as sessões, não faltaram as sugestões para leituras relacionadas,  como por exemplo, "O fotógrafo e a rapariga" de Mário Cláudio,  "Lolita" de Nabokov, "A rapariga do brinco de pérola" de Tracy Chevalier.

E quase sempre, um livro, um conto, um romance, remete-nos, incansavelmente, para outro e mais outro, ficando a sensação que precisaríamos de muitas vidas para satisfazer esta  imensa sede de leitura.


 
 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário